Dicas para Construir sua Casa


Tudo começa com o local. Caso você possa escolher onde construir, dê preferência a um local com fácil acesso a transportes públicos, perto de comércios, escolas e hospitais. Isso facilitará a sua vida. Observe somente se a rua não é muito movimentada, pois um constante fluxo de carros pode atrapalhar sua paz e sono.

O segundo passo é planejar sua obra, fazendo plantas distintas para a construção, parte elétrica e parte hidráulica. Se possível, contrate um arquiteto para o projeto da casa e profissionais qualificados para a parte elétrica e hidráulica. O planejamento é tão importante qanto a construção em si, afinal uma parede que seja mal planejada é dinheiro jogado fora, já que ela terá que ser derrubada.

Hora de Começar a Construir

Depois de todo o planejamento pronto, é hora de comprar os materiais de construção. Leia nossos outros artigos com dicas valiosas para esse passo crucial na sua obra. Uma boa dica é procurar material em lojas de materiais de demolição. É é possível encontrar produtos de qualidade em bom estado por um melhor preço. Grades, portas e tijolos são bons exemplos.

O seu construtor ou empreiteiro não pode ser qualquer um. Peça referências, consulte amigos, se for o caso contrate uma empresa especializada em construção. Caso a empreitada seja sua, contrate baseado em indicações sólidas.

Utilizar uma equipe que normalmente trabalha para o seu arquiteto ou engenheiro (caso contrate-os) pode ser mais cômodo, mas nem sempre sai mais em conta. Caso outros operários competentes e de confiança sejam seus conhecidos, verifique com o profissional responsável pela obra se não há empecilhos em trabalhar com eles.

Se você tiver um empreiteiro, ele será o responsável pela obra, contratação e pagamento de encargos trabalhistas. Caso você vá administrar tudo por conta própria, é importante fazer um contrato com os seus pedreiros e empregados. Especifique no contrato o tipo de serviço e o prazo de entrega, assim como o valor. Não esqueça de recolher o INSS dos trabalhadores, caso contrário esse valor terá que ser acertado de uma só vez ao requerer o Habite-se na prefeitura. Evite problemas com a Justiça do Trabalho.